top of page
  • Foto do escritorThalita M

Paralimpíadas de Paris 2024 Brasil promete brilhar novamente

Atualizado: 20 de ago.

As olimpíadas de Paris 2024 terminaram no dia 11 agosto e no dia 28 começa a décima sétima edição da Paralimpíada no mesmo local, o evento tem o Brasil como grande promessa de destaques e termina dia 8 de setembro de 2024.


Para aqueles que como eu, adoraram ficar torcendo mais uma vez para os brasileiros nas Olimpíadas. agora temos a chance de continuar a torcida e com chance de muito pódio a vista. São 22 modalidades de esportes e 185 delegações que farão parte nesta edição.


Na última edição da Paralímpica em Tókio nós ficamos em sétimo lugar. Neste ano em Paris contamos com mais de 250 atletas em 20 modalidades. Vamos fazer história nestes jogos de 2024.


O Brasil já conquistou 373 medalhas na história da Paralimpíada e nas últimas duas edições dos jogos paralímpicos (Rio de janeiro e Tókio) conquistou exatamente 72 medalhas. E nos jogos do Rio (2016) tivemos o número record de participantes, com 278 atletas em todas as 22 modalidades.


Algumas das modalidades em destaque da Paralimpíada são: o judô, hipismo, bocha, natação, canoagem, futebol de cegos, remo, tênis, tiro, taekwondo, atletismo e esgrima, entre outros.


A Atleta paralímpica Laissa Guerreira, nossa representante na Bocha é Paraibana, uma promessa de medalha que já brilha por sua positividade. De Campina Grande, Laíssa treina com sua mãe Edna. A encantadora atleta conseguiu vaga para Paris na classificatória que ocorreu em março de 2024 em Coimbra, Portugal.



	06.06.24 - Laíssa Guerreira e André Martins disputam final de duplas durante a Etapa São Paulo da Copa do Mundo de Bocha, no CT Paralímpico. Foto: Alessandra Cabral/CPB
06.06.24 - Laíssa Guerreira e André Martins disputam final de duplas durante a Etapa São Paulo da Copa do Mundo de Bocha, no CT Paralímpico. Foto: Alessandra Cabral/CPB


Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB, o Brasil tem 6 classificados para a Bocha, incluindo Laíssa, haviam cinco atletas que foram medalha de ouro nos Jogos Parapan Americanos de Santiago 2023, uma das entradas para as Paralimpíadas.


E o Taekwondo, que brilhou em Tókio 2020, primeira edição da modalidade nos jogos, contou naquela edição com três atletas e os três subiram ao pódio com ouro, prata e bronze, um orgulho e nesta edição atual em Paris 2024 teremos 6 atletas disputando.


O atletismo conta com 71 atletas, um recorde de participação, quase atingindo a cota máxima por país que é de 73, e certamente voltará dos jogos com muitas medalhas. Os atletas chegaram uma semana antes de iniciar os jogos, para aclimatação na região de Aube, onde fica Troyes, junto com mais outras 12 categorias, como judô, esgrima, canoagem, badminton e muitas outras.



	20.08.24 - VIVIANE FERREIRA, NEWTON VIEIRA JR E MATHEUS DE LIMA - Treino do Atletismo em Troyes, cidade onde a delegação brasileira faz aclimatação antes dos Jogos Paralímpicos, na França. Foto: Alessandra Cabral/CPB
20.08.24 - VIVIANE FERREIRA, NEWTON VIEIRA JR E MATHEUS DE LIMA - Treino do Atletismo em Troyes, cidade onde a delegação brasileira faz aclimatação antes dos Jogos Paralímpicos, na França. Foto: Alessandra Cabral/CPB

Outro grande destaque da competição que promete pódio brasileiro é a natação, conta com 37 competidores, sendo 21 homens e 16 mulheres, a pernambucana Carol Santiago é uma de nossas promessa, tendo conquistado cinco pódios para o quadro de medalhas em Tókio 2020, sendo 3 medalhas de ouro, se tornando a maior medalhista brasileira da competição.


Nos jogos Parapan-Americano de 2023 o Brasil brilhou na natação, liderando a categoria com 120 medalhas, sendo 48 de ouro e 70 de prata. A natação é a segunda colocada nas modalidades de maior destaque, ficando atrás somente do atletismo, com 70 medalhas.


Outra boa aposta de pódio está na seleção de Remo, com a dupla Jairo Klug e Diana Barcelos, já participaram dos jogos em outra edição, mas nunca na categoria que irão neste, a prova double skiff PR3, a qual são bi campeões mundiais em 2018, porém à época dos jogos de Tókio 2020 esta prova não fazia parte da competição ainda. Além da dupla, teremos mais quatro competidores estreantes e a veterana Cláudia Santos, na sua quinta participação no evento, é integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas. :)


Conheça mais o Comitê Paralímpico Brasileiro: https://cpb.org.br/


Comments


bottom of page