top of page
  • Foto do escritorThalita M

Olimpíadas 2024 da França e as Olimpíadas de Los Angeles 2028

Atualizado: 20 de ago.


Sem dúvida o ano de 2024 ficará marcado pelas Olimpíadas de Paris, que terminaram no domingo, dia 11 de agosto. A cerimônia de encerramento contou com homenagens, shows visuais e bandas como a Phoenix.


E fez o link para próxima olimpíada com o ator Tom Cruise interpretando uma cena inspirada no clássico filme Missão impossível, descendo de rapel e entregando a bandeira da próxima olimpíada de 2028 em Los Angeles no letreiro de Hollywood.


Na sequencia as bandas Red hot chili  peppers, Billie Eilish e Snoop Dogg com Dr Dree se apresentaram na praia de Venice Beach em Los Angeles, marcando com energia e a promessa de excelentes entretenimentos na próxima olimpíada.

 

A abertura das olimpíadas da França foi no dia 26 de julho de 2024, contou com diversas atrações como Ladi Gaga e Celine Dion e um tempo chuvoso. A cerimônia foi diferente de outros países, por não ser celebrada em um estádio olímpico e sim às margens do rio Senna.

 


olimpíadas França


No quadro de medalhas geral, ficamos em vigésimo lugar. Os Estados Unidos ocuparam o primeiro lugar com 40 medalhas de ouro, assim como a China, porém com número superior de medalhas de prata e bronze. Em terceiro lugar ficou o Japão com vinte de ouro.

 

Na contagem geral de medalhas as mulheres ganharam boa parte das medalhas e as três medalhas de ouro no Judô com Bia Souza, Vôlei de praia com Duda e Ana Patrícia e ginástica artística com a super Rebeca Andrade que fez o Brasil parar em sua apresentação impecável.


No skate tivemos duas medalhas de bronze, uma de Rayssa Leal e outra de Augusto Akio, no geral os brasileiros tiveram excelentes apresentações, a delegação do skate contou com 24 atletas e promete muitas medalhas nas próximas olimpíadas.


O breaking passou a compor as Olimpíadas neste ano de 2024 e estreou com excelentes competidores com representantes femininos e masculinos. O Brasil não se classificou para olimpíadas pelo Breaking por muito pouco e promete nas próximas edições olímpicas. O destaque feminino foi a Chinesa Liu, mas quem levou ouro foi a japonesa A. Yuasa e no masculino o Canadense P. Kim levou o ouro, com estilo único e animado, o segundo lugar ficou com a França com uma apresentação muito animada e técnica, vale rever nos canais de youtube.

 

O futebol feminino também foi destaque nesta olimpíada de 2024, o Brasil levou a prata, perdendo somente para as americanas na final. O jogo mais polemico porém, com vitória e quatro gols das brasileiras, foi contra a seleção da Espanha, que perdeu conseguindo marcar apenas dois gols. Este jogo foi emocionante com direto a gol do Brasil por baixo das pernas da goleira espanhola. A torcida se mostrou bem presente no estádio Frances, levantando o time que tinha a Marta como desfalque, se despedindo das olimpíadas nesta edição. A goleira Lorena foi excepcional e defendeu muitas jogadas perigosas.

 

O surf brilhou no Taiti em Teahupo’o, local onde foram as provas de surfe das Olimpíadas de 2024. Dois brasileiros subiram ao pódio, Gabriel Medina, promessa brasileira, garantiu o bronze e a Tatiana Weston-webb a Prata. Um ponto marcante foi a baleia que apareceu na costa no momento que a surfista Tatiana estava nas classificatórias, impressionando a todos. As fases de classificação foram marcadas por falta de onda e adiamentos, o que prejudicou alguns atletas. O time de surfe do Brasil também contou com a participação de atletas de ponta como Filipe Toledo, Chumbinho, João, Luana Silva, Taina Hinckel e promete muitas medalhas na próxima olimpíada de Los Angeles.


No atletismo o nosso super Piu, Alisson dos Santos, ficou com o bronze nos 400 mts com barreira. Assim como nosso vôlei feminino que venceu na disputa do Bronze da Turquia por 3x1 em um jogo emocionante, marcando mais uma despedida de uma referência feminina do esporte, Thaisa, que marcou o ultimo ponto lindamente.

 

A canoagem conquistou prata com o atleta Isaquias Queiroz, em uma corrida que arrancou suspiros de todos presentes, nos últimos segundos de prova o atleta brasileiro ultrapassou a todos e por pouco não consegue ouro. Isaquias declarou que nas próximas olimpíadas estará brigando pelo ouro e a confiança do público é grande.


O Taekwondo voltou com medalha de bronze graças ao atleta Edival Pontes, o Netinho, que venceu do espanhol Javier Perez em um luta final tensa. A brasileira Maria Clara Pacheco também foi destaque, perdendo para uma chinesa nas quartas de final.


Apesar de não estar entre os 10 primeiros do ranking, o Brasil termina as olimpíadas com gosto de quero mais e muitos talentos para resultados inéditos na próxima olimpíada.

 

 

 

 

 

 

 


Commenti


bottom of page