Você já ouviu falar no Jalapão? com uma natureza ímpar, conta com dunas, lagoas, fervedouros e cachoeiras e fica próximo a Palmas no Tocantins, que conta com rodoviária e aeroporto. Além de uma diversidade de hospedagens para todos os bolsos.
A melhor época do ano para ir para o Jalapão é no período de seca, de março a outubro. Porém os meses de junho e julho são os mais agradáveis e por isso é um dos melhores destinos de férias no Brasil no mês de julho.
O que tem para fazer no Jalapão? o turismo de aventura é garantido, com diversos passeios em carro 4x4 e guias locais, as principais atrações são a Pedra furada, fervedouros e dunas!
Fervedouros são pequenas "lagoas" formadas por água nascente, que tem uma pressão de água continua que não permite que a gente afunde, é uma delícia para ficar boiando naturalmente, muito relaxante.
Abaixo listei alguns passeios imperdíveis no Jalapão:
A pedra furada, é um grande bloco de arenito que se destaca na paisagem, como o nome sugere, tem um furo que é possível entrar dentro e gera as mais belas fotografias por ser um cenário de tirar o folego.
Lagoa do japonês, um passeio de barco a remo (ou nadando) que visita grutas exuberantes, a cor da água é turquesa claro, fora do comum de lindo, o acesso é por um deck de madeira.
Dunas, fica no Parque Estadual do Jalapão, deve ser unto a um guia certificado que te levam a esse passeio em um 4x4. No caminho tem a vista da serra do Espírito Santo, onde é possível tirar boas fotos e ainda amarrar uma fitinha na árvore dos desejos! O ponto alto nas dunas é o por do sol e vale aproveitar até o último raio.
Cachoeira do Lajeado, além de linda tem uma trilha simples de chegada e é possível ir para a parte de cima da cachoeira pela própria cachoeira que tem uma parede em formato de uma grande escada natural
Fervedouros de Mateiros, são cinco, um mais legal que outro, a cor da água varia de um para o outro. O fervedouro dos Buritis é meu preferido porque tem formato de coração. Todos os fervedouros tem tempo de permanência por grupo e não pode passar protetor e oleos ao entrar, para não contaminar a água. O fervedouro de buritizinho, apesar de menorzinho tem uma água azul única.
Cachoeira do formiga, com águas agitadas e correnteza, de cor translucida, com peixinhos, conta com um deck de madeira que pode ser um ótimo lugar para apenas sentar e apreciar o visual.
Fervedouro por enquanto, com este nome especial, tem uma água azul clara, um pouco maior que os outros, mas tão maravilhoso quanto, tem espaço para nadar, boiar e se divertir.
Dica especial, é possível visitar alguns fervedouros a noite, se tiver lua então, é uma experiência inesquecível.
Fervedouro Bela vista, o mais famoso do Jalapão, porém um pouco distante das atrações que citei anteriormente, nessa região é possível ver a Serra da catedral, que tem esse nome porque tem um formato de igreja esculpido naturalmente na pedra.
Cachoeira do roncadouro, é excepcional de bela, tem uma tirolesa super divertida e tem 1300 mts de altura, os guias acompanham na jornada, que é bem emocionante e não tão íngreme como você pode ter imaginado, com uma vista divina. A trilha para chegar na parte de baixo da cachoeira do roncador é bem tranquila, e é possível fazer rapel para ir na parte de cima dela, a queda é bem alta e muito bonita de apreciar.
Dicas do que levar na mala para o Jalapão:
Chapéu
Protetor solar
Repelente mosquito
Roupas que secam rápido
Mais de uma toalha
Sapato de andar na água
Garrafa térmica para água gelada
Confira: Como fugir da chuva nas férias pelo Brasil: Clique Aqui
Hozzászólások