Entre os dias 15 e 27 de setembro o cometa A3 poderá ser avistado a olho nu no Brasil
- Thalita M
- 7 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2024
Em setembro de 2024 o cometa A3 Tsuchinshan-ATLAS poderá ser visto nos céus do Brasil, mesmo sem equipamentos como telescópio, a olho nu. Entre os dias 15 e 27 de setembro todo o país terá a visita do cometa.

Neste período, para tentar ver o cometa, olhe na direção leste, a que o sol se põe, geralmente no início da noite e no final da madrugada é mais fácil de visualizar. Vale dizer que no dia 15 ele estará mais perto da linha do horizonte e a cada dia vai subindo ao céu e ficando menos luminoso.
Algumas dicas para visualizar o cometa A3 Tsuchinshan-ATLAS
Procure um local menos iluminado, a iluminação das grandes cidade dificulta muito a visualização
Se tiver um binóculo, vale a pena usar, mesmo podendo ser visto a olho nú
Consulte um site de observação do espaço como o Stellarium

Cometas famosos
Cometa Halley: Este cometa orbita o sol a cada 75/76 anos e foi registrado por Edmund Halley em 1682. Também foi visto em 1758, 1835, 1910 e 1986. Ele aparecerá novamente em meados de 2061.
NEOWISE: Este cometa era visível a olho nu e passou pela Terra em março de 2020.
Hale-Bopp: Este cometa passou em 1997 e tinha um diâmetro de cerca de 60 quilômetros.
Quantos cometas já foram observados?
De acordo com a NASA, em janeiro de 2023, o número atual de cometas conhecidos era 3.743. Embora se pense que bilhões a mais estejam orbitando o sol além de Netuno no Cinturão de Kuiper e na distante nuvem de Oort muito além de Plutão.
Do que são feitos os cometas?
Cometas são sobras congeladas da formação do sistema solar, compostas de poeira, rocha e gelo. Eles variam de algumas milhas a dezenas de milhas de largura, mas conforme orbitam mais perto do Sol, eles esquentam e expelem gases e poeira em uma cabeça brilhante que pode ser maior do que um planeta, segundo a NASA.
Quanto tempo dura a vida de um cometa?
Uma estimativa aproximada é que cometas de curto período (aqueles com períodos orbitais de menos de 200 anos) duram de 50.000 a 500.000 anos antes de perder todos os seus voláteis e se tornarem inertes.
Um cometa pode atingir a terra?
É possível que um asteróide atinja a Terra, mas as chances de isso acontecer são muito pequenas. Objetos pequenos - meteoros e detritos de cometas - atingem a Terra com relativa frequência, mas eles são tipicamente objetos pequenos e queimam antes de impactar a superfície.
Algum cometa já caiu na Terra?
Em 1908, um asteroide ou cometa de aproximadamente 30 metros de diâmetro entrou na atmosfera e explodiu acima do solo em Tunguska, Rússia. A explosão derrubou aproximadamente oitenta milhões de árvores em uma área de 2.150 quilômetros quadrados

Seria possível caminhar sobre um cometa?
Seria bem complicado, por duas razões. Primeiro, o campo gravitacional é bem baixo, de modo que você provavelmente não conseguiria manter sempre um pé no chão durante o movimento (definição de caminhada rápida). Segundo, um astronauta provavelmente estaria usando um traje espacial.
Curiosidades sobre cometas
Vemos a cabeleira e a cauda de um cometa porque a luz solar reflete na poeira (na cabeleira e na cauda de poeira) e porque a energia do Sol excita algumas moléculas, que brilham e formam uma cauda azulada chamada cauda iônica e uma amarela feita de átomos neutros de sódio.
Cometas são remanescentes das regiões frias e externas do sistema solar. Geralmente, acredita-se que eles vêm de duas áreas - a Nuvem de Oort e o Cinturão de Kuiper. Ambas são áreas onde materiais deixados pela formação do nosso sistema solar se condensaram em objetos gelados. Ambas as regiões se estendem além das órbitas de Netuno e Plutão, mas ainda fazem parte do nosso sistema solar e estão muito mais próximas de nós do que a estrela mais próxima.
Comments