top of page
Foto do escritorThalita M

Como ver Baleias Jubarte do jeito certo

O encontro com a natureza é sempre emocionante, mas encontrar os maiores seres do planeta de perto, é algo inesquecível e marcante. Observar Baleias Jubarte é uma prática que deve ser feita do jeito certo, ou seja, com a acompanhamento de profissionais certificados, em segurança e seguindo a lei que regula os passeios de barco para vê-las mais de perto.


Milhares de Baleias Jubarte passam por nosso litoral brasileiro todos os anos. E para estar de acordo com a lei, devemos sempre estar a mais de 100 metros de distância, o que é super perto no caso destes seres gigantes que chegam até 15 metros de comprimento e podem chegar a pesar mais de 300 mil quilos.


Quando é a melhor época de observar Baleias Jubarte?

De maio até agosto é possível observar as baleias em boa parte da costa brasileira. Vale explicar que elas iniciam sua jornada no Brasil pelo litoral paulista, via corrente marítima, então a partir do início da temporada da migração das Jubartes já é possível avistar nessa região, ela rumam em direção a Bahia e durante estes meses é possível vê-las nos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.


Onde é o melhor lugar para ver Baleias Jubarte?

Elas vem todos os anos até a costa brasileira, fugindo das água frias da Antártida para se acasalar e reproduzir em nossas águas mais quentinhas. Os locais onde mais se avistam Baleias Jubarte no Brasil são:


  • Litoral Norte do Estado de São Paulo: as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

  • Litoral do Rio de Janeiro: Desde Paraty, passando por Arraial do Cabo até o Espírito Santo

  • Litoral do Espírito Santo: Vitória

  • Litoral da Bahia: destaque para Praia do Forte, Itacaré, Caravelas e Abrolhos


Baleias Jubarte

Turismo sustentável

As Baleias Jubarte já foram ameaçadas de extinção, com alegria pensamos nisso como passado, hoje a população desta espécie vem crescendo a cada ano de acordo com os pesquisadores. Mas quando pensamos no turismo de observar baleias, conhecido e praticado em alguns lugares do mundo como "whalewatching", precisamos ter a consciência de respeitar estes seres divinos e denunciar qualquer prática ilegal contra eles, além de não jogar lixo no mar, não interferir no som ambiente e outras ações.


Somente nos anos de 1980 as Baleias Jubarte passaram a ser protegidas por lei, quase entraram em extinção depois de dezenas de anos de caça. Hoje a conscientização ambiental e a inclusão das comunidades locais no turismo ecológico tornou a conservação da espécie possível e a cada ano o número de jubartes em nossa costa brasileira aumentam.


Como observar baleias da forma correta?

Como dissemos o turismo sustentável ecológico é o único caminho, jamais faça passeios de barco para fazer observação de baleias sem consultar antes se é um guia cadastrado para este tipo de atividade. Esse é um passo importante onde nós turistas somos os co responsáveis pela conservação também.


As regras da lei que protegem as Baleias Jubarte tem indicações específicas de cuidado, como: manter no mínimo 100 mts de distância do barco, deixar o motor do barco em ponto morto, não fazer uso de nenhum equipamento que emita sons altos, jamais posicionar a embarcação de forma que a baleia fique na área entre a praia e o barco, sendo o barco que deve estar posicionado ao lado da praia e a baleia livre em direção ao horizonte. Além de não mergulhar junto às baleias se alimentando. Entre outras regras e todas devem ser seguidas.


Conheça o livro Rosalina, da autora Bia Hetzel que conta a história de uma baleia Jubarte em águas brasileiras, a autora é pioneira na literatura ecológica. Rosalina é uma baleia da espécie Jubarte, ela foi avistada e fotograda pela autora nos anos 80 e até hoje é avistada pelas equipes de pesquisadores.


Todo nosso respeito e admiração aos grupos que protegem as Baleias, em especial:

Instituto Baleia Jubarte com o "Projeto Baleia Jubarte" que tem mais de 30 anos de história, acesse: https://www.baleiajubarte.org.br/




Yorumlar


bottom of page