top of page
  • Foto do escritorThalita M

Como fugir da chuva nas Férias

Como fugir da chuva nas Férias - para onde ir por estação


O que fazer nas férias? para onde ir viajar? O Brasil conta com uma diversidade tão grande de climas e cenários que é possível aproveitar o melhor de cada região, indo na época certa então, a felicidade fica mais perto de ser alcançada. O objetivo deste texto é identificar as épocas de menor volume de chuva por região.


Mas o conceito de alegria nas férias para cada um pode ser diferente, apesar de todos terem em comum a vontade de fugir do perrengue, épocas de chuva, muito turista e outros, que podem atrapalhar os dias que temos para curtir e aproveitar ao máximo.



Como fugir da chuva nas Férias


Abaixo seguem algumas opções de destinos mais apreciados nas férias dos brasileiros e divididos por estação e assim fica mais fácil escolher. A pesquisa foi feita por registro de chuva por região e por estação e destacamos as regiões que chove menos a cada período, levando em consideração a taxa média de 100 mm de chuva no máximo.


Alguns destinos podem estar em mais de uma estação, pois tem épocas diferentes de serem bem aproveitados, como a Bahia por exemplo, nos meses de abril, maio, junho e julho tem mais chuva, mas o verão e a primavera são indicados.


Onde chove menos, por estação do ano:


Verão - 21 dez a 21 mar


Bahia, Noronha, Natal, Aracaju, Maragogi, Rio de janeiro, Espírito Santo


Outono  - 21 mar a 21 jun


Bahia, Noronha, Natal, Aracaju, Maragogi, Rio de janeiro, Espírito Santo, Florianópolis


Inverno - 21 jun a 23 set


Litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, Bahia, Noronha, Rio Grande do Norte, Aracaju, Maragogi, Rio de janeiro, Espírito Santo, Paraíba, Ceará, Paraná


Primavera - 23 set a 21 dez


Bahia, Noronha, Aracaju, Maragogi, Rio de janeiro, Espírito Santo, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco



 Quando for planejar suas férias, confira as estatísticas de chuva por mês da cidade que pretende visitar, especialmente nas viagens pelo Brasil. Se for para um destino internacional vale conferir outras previsões, como furacões e outros eventos climáticos que ocorrem em sazonalidades específicas em cada continente. 


Viajar fora de época de chuvas evita acidentes e exposição a enchentes, seja quando estiver viajando de carro, ônibus ou avião. Outra vantagem é aproveitar ao máximo suas férias e de quebra ainda viajar na baixa temporada para lugares deslumbrantes do Brasil, que tem um custo reduzido e um proveito otimizado. Um exemplo é o litoral brasileiro no período de inverno, onde boa parte é regado a sol nesta época e as praias se encontram muito mais vazias, assim como restaurantes e hospedagens.


Destacamos abaixo um dos destinos que recomendamos no inverno, mas vale para todas as regiões listadas acima. Não deixe de conferir.


Ubatuba, cidade litorânea do estado de São Paulo, conhecida por altos volumes de chuva no verão, é um excelente exemplo, vale a pena conhecer as suas dezenas de praias, cachoeiras e ilhas no inverno, neste período os quiosques tem mesa disponível, o calor não incomoda e as hospedagens estão mais acessíveis. Chovem poucos dias e o sol quente faz o frio ir embora. Até as praias mais agitadas como Praia Grande, tenório, Itamambuca e Maranduba ficam mais vazias.


Alguns destinos contam com uma taxa mais baixa de chuva o ano todo, com ressalva de poucos meses, como é o caso de Fernando de Noronha. Mas sempre vale conferir antes de planejar sua viagem e aproveitar ao máximo cada dia. 


Vale lembrar que cada ano temos fenômenos naturais atuantes, como o el nino, por exemplo e pode com isso variar as previsões que são observadas a anos. Mas no geral, a base destas observações tem muitos anos e a média tende a permanecer.  


 


Comments


bottom of page