Como podar, regar e escolher onde o pé de arruda deve ficar
A arrudeira, pé de arruda, com nome científico Ruta Graveolens L., é uma planta conhecida e cultivada em todo o mundo. No Brasil pode ser plantada de norte a sul, sendo adaptável a praticamente todos os climas. A arruda é uma das plantas ideais para ser plantada em vaso e cultivada dentro de casa, podendo ser podada e mantida em altura controlada.
A rega da arruda
A rega é a chave para ter uma planta saudável e livre de pragas. É muito importante estar sempre atento a umidade do vaso e jamais deixar encharcado. Por isso a escolha do vaso certo é importante e deve-se levar em consideração essa escolha ao regar. No caso de um vaso pequeno, além da planta não se desenvolver tanto, será necessário mais regas para supri-la. O tamanho mínimo de vaso para plantar arruda é de 60 cm de altura, a arruda plantada em vasos pequenos terá um ciclo de vida mais curto.
Para regar é necessário tocar a terra e ela estar seca. Jamais regue com a terra úmida. Regue sempre em circulo em volta do caule e observe o tempo e época do ano, quando o ar estiver mais seco deve-se observar mais frequentemente a rega. Mas vale dizer que é uma planta que jamais exige rega diária, sendo esse um dos principais motivos da morte da planta em vaso.
O sol para a arruda
Se for possível plante a arruda diretamente no chão, a terra não precisa ser super adubada, ela aprecia uma mistura de terra vermelha e terra preta. O sol nunca pode pegar o pé da arruda, então escolha bem onde plantar ou deixar seu vaso, de modo que jamais o sol bata em suas raízes. Se o vaso ou o chão ficarem muito quentes é certeza que ela irá secar.
Porém a arruda não deve ser plantada no solo em lugares que chove muito e a drenagem é lenta, alagar o pé da arruda é condenar ela a morte ou a um desenvolvimento muito sofrido que certamente abrirá espaço para pragas oportunistas.
Poda da arruda
A cada final de verão faça uma poda na sua arruda, ela ficará mais forte para enfrentar o restante do ano. Corte sempre de forma enviesada, esterilize a tesoura antes de podar e não pode em dias de chuva. Se voce quiser uma planta mais alta, pode mais a parte de baixo.
Porém se preferir uma planta mais cheia para os lados, então pode mais a parte de cima e topo dos galhos. Comece sempre pelos galhos menos vistosos.Uma planta com muitos galhos tem a tendencia de acumular mais umidade e com isso a possibilidade de pragas e fungos.
O que fazer com a arruda ficando seca e amarela
A falta de rega por longos períodos ou o sol esquentando demais a terra da raiz podem ser motivos fatais para a sua arruda secar. E nesse caso nem poderá culpar o dito mal olhado que costuma ser o responsabilizado quando isso acontece.
O que fazer nestes casos? quando a arruda começar a secar ou amarelar, parta imediatamente para a poda. Não adianta encher ela de água, regue o normal apenas. Ao podar, vá observando a consistência dos galhos cortados, se parecerem secos, já mortos, aprofunde a poda, pode ser que tenham galhos ainda vivos e neste caso você pode replantá-los neste próprio vaso, a arruda se propaga por estáquia, isto é, basta plantar seu galho.
Cuidados e pragas com a arruda
Uma dica básica para quando a sua arruda tiver com pontos brancos de cochonilha, é pegar um burrifador, colocar água e uma colher de detergente e borrifar, sempre na sombra e em dias mais secos. Essa mistura quebra o PH e mata as pragas, deve repetir a cada dois dias e manter a rega normal.
Assista meu vídeo explicando, em meu canal do youtube Sustentabilidade