A cerâmica artesanal caiu no gosto das mesas mais gourmets dos brasileiros, elegantes, charmosas, coloridas, clássicas, tem para todos os gostos. Pode ser encontrada a venda em todas as partes do Brasil. Valorizar o trabalho artesanal e artístico é um dos intuitos daqueles que ajudaram a impulsionar esta moda e hoje podemos encontrar, não apenas no interior, mas também em restaurantes de alta gastronomia.
Um jogo de jantar de cerâmica artesanal pode valorizar pratos e ocasiões especiais, além da nossa cultura local. E vai muito além de decorar a mesa para servir comida japonesa, que fica linda, mas também existem opções de bowls para sopa, canecas de chá e café, jarros de suco e os pratos que são meus preferidos.
A cerâmica é resistente ao frio e calor e pode ser levada ao microondas e lavadoura de louças automática, além de seu material ser menos aderente aos alimentos e conservar melhor o calor da comida.
Uma dica na hora de escolher sua cerâmica para compor com os alimentos é fazer a composição de contraste de cores, por exemplo, se for servir um strogonoff, prefira pratos de cor mais escura, assim como uma feijoada ou macarronada ficam lindas nas louças mais claras.
História & Cerâmica
A cerâmica tem uma história antiga de mais de 5000 anos e sabe se por meio da arqueologia que povos do mundo inteiro tinham a cultura de fabricar e utilizar diversos tipos de objetos de cerâmica e barro. Conta a história que quando os portugueses vieram ao Brasil no século XVI, encontraram no povo indígena local uma série de produtores de cerâmica, comum entre as tribos locais.
Cerâmica indígena do Brasil
A cerâmica indígena mais conhecida do Brasil é a Marajoara, da tribo dos Marajós, na Amazônia brasileira. Para este importante povo de nossa cultura, a cerâmica transcende o sentido material e se torna parte do sagrado, sendo utilizada na produção de urnas funerárias, além do uso comum como vasos, colares, pratos, instrumentos e outros.
Porém é encontrada em diversas etnias do Brasil de norte a sul do país. Entre as Artes indígenas como cestaria, pintura corporal, máscaras, dança e muito mais, a cerâmica é sempre destaque, com objetos não só para uso utilitário, mas também para ornamentar o ambiente.
Festivais de cerâmica no brasil
Existem alguns eventos de queima de cerâmica, onde os artesãos expõem e vendem suas produções. Um dos locais que ocorre periodicamente é na Cidade de Cunha no interior de São Paulo, conhecida como a capital da cerâmica de forno de alta temperatura no Brasil, que tem anualmente o Festival de cerâmica que conta com dezenas de artesãos e atelies locais. Geralmente ocorre no mês de Outubro e os atelies costumam oferecer cursos e vender peças.
Outro evento que chama atenção é o Festival de Cerâmica de Tiradentes em Minas Gerais, evento que tem ganhado popularidade e já está em sua 5a edição e ocorre no mesmo período do de Cunha SP, em meados do mês de outubro, vale conferir.
Mogi das Cruzes em São Paulo é outra cidade que tem todo ano o seu Festival de Cerâmica do Casarão do chá, já está na décima primeira edição do evento e conta com diversas atrações, tem entrada livre e geralmente ocorre no mês de agosto.
Recentemente, em 2023 foi incluído no calendário cultural de eventos da Bahia, com um evento anual ocorrido no mês de novembro, o Festival de Cerâmica de Maragogipinho, cidade que fica a 70 KM de Salvador e conta com o maior centro oleiro do Brasil. A pequena cidade conta com boa parte de sua população de artesãos. O Festival é uma atração animada, com direito a shows de música, boa gastronomia e a típica alegria do povo bahiano.
Comments