top of page
  • Foto do escritorJorge M Cavalcante

Arquivo Nacional libera novo lote de registros feitos por pilotos nos céus do Brasil

Novos lotes liberados pelo Arquivo Nacional revelam diversos avistamentos por pilotos experientes ao Cindactas (Centros de Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) nos céus do Brasil.


Vários relatos de encontros com ovnis foram confirmados por diversos pilotos da aviação civil relatando objetos de tamanhos e formas variados, brilhantes e geralmente em alta velocidade com movimentos que desafiam a lógica e a física, muitas vezes interagindo com aeronaves, surgindo e desaparecendo repentinamente.

Casos de avistamento de um único objeto, assim como avistamentos de vários objetos simultâneos também constam nos novos lotes desclassificados pelo Arquivo Nacional.



vista avião


Mas o que serão esses registros feitos pela Força Aérea Nacional (FAB), disponibilizados publicamente pelo Arquivo Nacional? Os militares não comentam sobre a natureza do fenômeno e se limitam a dizer que são fenômenos que devem ser devidamente investigados e que não necessariamente são objetos conduzidos por algum tipo de inteligência extraterrestre.


Os OVNIS (Objeto Voador Nao Identificado), como a própria sigla diz, são fenômenos aéreos não identificados, o que não significa que são objetos extraterrestres, pois muitos desses fenômenos podem ter uma explicação científica. Balões meteorológicos, drones, fenômenos atmosféricos raros, gases de pântanos, aeronaves militares secretas, enfim, toda uma gama de possibilidades e efeitos que, bem investigados, podem ser esclarecidos.


Tema polêmico

Porém, e os fenômenos impossíveis de serem identificados, que não se enquadram em teses ou explicações científicas e que não causam concordância quando analisada entre pares de especialistas?


As polêmicas aumentam ainda mais quando os observadores desses fenômenos são pilotos experientes com muita experiência e muitas horas de voo, relatando registros incríveis, ainda mais levando se em consideração que, tanto na área da aviação civil e comercial, quanto no âmbito militar, muitos pilotos que foram testemunhas de fenômenos ovnis preferem não relatar oficialmente, pois podem vir a ser considerados como profissionais com algum distúrbio mental, o que pode acarretar em problemas nas carreiras de aviação, principalmente na aviação comercial.


Relatos de OVNIS nos céus do Brasil

Relatos incríveis de pilotos que constam nesses arquivos, disponibilizados pública e gratuitamente, desafiam a lógica e deixam mais perguntas do que respostas, tanto pela clareza dos relatos, quanto pela quantidade destes nos céus brasileiros, com alguns eventos observados por aeronaves diferentes e muitas conversas com as torres de controle de tráfego aéreo. Muitos desses relatos foram registrados por vídeos e imagens feitas e relatadas nesses arquivos, porém nenhuma mídia feita por pilotos foi liberada pela FAB nos materiais liberados agora e que correspondem ao período de 2016 até 2023, apenas os registros relatados.


Os registros feitos pela Força Aérea Nacional (FAB) foram liberados e estão disponíveis no Sisan (Sistema de Informação do Arquivo Nacional), na plataforma digital do MGI (Ministério da Gestao e Inovacao dos Serviços Públicos), com 893 documentos até a data atual, referentes aos registros de aparições de ovnis nos céus do Brasil de 1952 até 2023.



Ilustração de Ovni


O Sul é HotSpot

Em um dos relatos mais incríveis, ocorridos no dia 7 de Fevereiro de 2023 em Navegantes, litoral de Santa Catarina, os pilotos de uma aeronave comercial avistaram um objeto esférico em alta velocidade que emitia uma luz que mudava de tamanho e cor, variando entre verde e vermelho, sendo que o mesmo piloto já havia reportado avistamentos semelhantes no mesmo setor ocorridos em outubro de 2022. Vários relatos foram reportados nos últimos anos, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Em outro relato divulgado, um piloto de um avião comercial que seguia no trajeto entre Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) avistou cinco objetos brilhantes voando em volta da aeronave que voava a 38 mil pés de altitude e que esses objetos voavam a uma distância de um palmo e meio do avião, nas palavras do piloto.


Relatos semelhantes por todo o território brasileiro

Apesar da quantidade de relatos de avistamentos na região Sul, há muitos relatos semelhantes em todo território brasileiro, como o registro divulgado de um avistamento ocorrido em abril de 2023, um piloto de aviação comercial que fazia a linha aérea de Brasília(DF)/Marabá(PA), quando por volta de meia noite ele avistou uma luz que parecia um grande e forte farol de luz amarela esbranquiçada que girava no sentido anti horário numa altura superior a 34 mil pés.


Observações semelhantes ocorrem por todo espaço aéreo brasileiro, e de modo geral, mantém o mesmo padrão, como no relato de uma aeronave comercial que seguia a rota SINOP(MT)/Campinas(SP) onde o piloto voava a uma altura aproximada de 39 mil pés, quando avistou um objeto numa altura superior a sua que realizava movimentos circulares e imprevisíveis e emitia uma forte luz branca avermelhada.


Para ter acesso público a esses incríveis relatos e muito mais, basta seguir esses passos:


1. Acesse o site do SIAN (http://sian.an.gov.br)


2. Faca login com o seu cadastro do Gov.br


3. No menu superior, clique em Fundos e Coleções e selecione a opção Pesquisa Multinível


4. Na aba Código de Referência, coloque a sigla ARX


5. Procure o fundo OVNI (Objeto Voador Não Identificado)


6. Divirta-se e boa pesquisa!

Comments


bottom of page